12:00h às 14:00h
JORNAL DA RIO EDIÇÃO DO MEIO DIA com Carlos Batalha
Você está ouvindo
RIO FM 102.3 - A MAIS OUVIDA!
Siga a Rio FM

Estado realiza encontros estratégicos para atração de investimentos para Sergipe na maior feira de gás natural do mundo

Reuniões tiveram como foco estreitar laços com grandes empresas do setor energético e apresentar as potencialidades do estado no segmento de gás e energia


11/09/2025 06:15

No segundo dia da 53°Gastech — maior exposição e conferência mundial do setor energético —, a comitiva sergipana, liderada pelo governador Fábio Mitidieri, participou, nesta quarta-feira, 10, de uma intensa agenda de reuniões com representantes de empresas globais estratégicas para o desenvolvimento sustentável e fortalecimento do setor em Sergipe, como a British Petroleum, a Gás Natural Açu e a Equinor. O evento, que acontece em Milão, na Itália, reúne os principais líderes da indústria energética, formuladores de políticas públicas e especialistas em inovação com o objetivo de impulsionar o progresso e transformar o futuro da energia mundialmente.

Com foco em novos investimentos, em estreitar laços com grandes empresas do setor energético e apresentar as potencialidades do estado no segmento de gás e energia, a primeira reunião do dia, com representantes da British Petroleum - BP e da GNA - Gás Natural Açu, teve como um dos principais temas medidas para dinamizar as operações dos terminais de gás natural liquefeito (GNL) no Brasil — assunto que impacta diretamente Sergipe, que possui seu próprio terminal. A GNA opera o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina, localizado no Porto do Açu (RJ), e o Governo de Sergipe reforçou o convite para que os investidores conheçam de perto as oportunidades do estado e contribuam para ampliar a flexibilidade e a atratividade do mercado de gás na região. A reunião foi conduzida pelo presidente da GNA, Emmanuel Delfosse.

O governador Fábio Mitidieri evidenciou o esforço da comitiva sergipana para posicionar o estado como referência no setor energético. “Sergipe tem ativos importantes, como nossa grande reserva de gás natural, o terminal de GNL, o petróleo em águas profundas e uma localização estratégica. Nossa missão em eventos internacionais consagrados do setor energético, como este, é apresentar essas oportunidades ao mundo e atrair investimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável para o nosso estado”, afirmou.

Em seguida, a delegação se reuniu com representantes da Schneider Electric, empresa francesa especializada em automação e sistemas elétricos, com forte atuação junto a produtores de petróleo e gás. O encontro foi articulado com apoio da Embaixada do Brasil na França, após a empresa demonstrar interesse nas possibilidades de investimento em Sergipe.

Ainda pela manhã, o governador Fábio Mitidieri e gestores estaduais se reuniram com o diretor da Equinor, Svein Skeie. A multinacional norueguesa, que atua há mais de duas décadas no Brasil, está à frente do projeto Raia, em parceria com a Petrobras, empreendimento que é um dos principais projetos de gás natural no país e pode servir de referência para iniciativas como o Sergipe Águas Profundas (SEAP). Na conversa, além do convite para estreitar laços com o estado, foram discutidas possíveis colaborações nas áreas institucional e regulatória do gás.

Outro ponto alto da agenda foi o encontro com a Worley Consulting, que demonstrou interesse em atuar em Sergipe no desenvolvimento de projetos em parceria com outras empresas. A comitiva também se reuniu com representantes da SBM Offshore, uma das líderes mundiais na construção e operação de navios-plataforma (FPSOs). A empresa já mantém um histórico de diálogo com Sergipe desde a OTC (Offshore Technology Conference) e manifestou forte interesse em disputar a licitação da Petrobras para os dois FPSOs do projeto SEAP. Caso vença a concorrência, a SBM pretende estabelecer parcerias com o Estado, tanto no apoio à fase de fabricação (ainda que fora do Brasil) quanto na preparação da estrutura de suporte às operações locais, uma vez iniciada a produção em Sergipe.

Encerrando o dia, a delegação sergipana dialogou com o representante da Andrade Gutierrez, Glauber Barreto, empresa que busca parceria com a Modec, líder global na construção, afretamento e operação de plataformas de produção, como as unidades FPSO, com uma presença significativa no Brasil. A Modec deve ser mais uma concorrente no processo licitatório dos FPSOs do projeto SEAP e o encontro foi centrado no interesse da empresa em entender melhor o ambiente de negócios em Sergipe e as condições que podem ser oferecidas pelo Estado às operações de apoio à produção offshore.

por Governo de Sergipe

Outras Notícias