00:00h às 02:00h
O BOM SAMARITANO com Pastor Severino
Você está ouvindo
RIO FM 102.3 - A MAIS OUVIDA!
Siga a Rio FM

XVIII Fórum do Forró de Aracaju homenageia Manuca Almeida e Raimunda Andrelina


09/08/2025 16:19

O XVIII Fórum do Forró de Aracaju, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult Aju), será marcado por um momento de muita emoção e reconhecimento de dois nomes da importante para a cultura, como Manuca Almeida (em memória) e Raimunda Andrelina.

Com trajetórias marcadas por muita resistência, os homenageados representam força, autenticidade e muita regionalidade em suas obras. A homenagem vai acontecer no dia 12 de agosto, às 15h, no Museu da Gente Sergipana.

Conheça os homenageados:

Manuca Almeida (em memória)

A cultura sergipana e brasileira carrega em sua história o talento incomparável de Emmanuel Gama de Sousa Almeida, eternizado pelo nome artístico Manuca Almeida. Nascido em Aracaju no dia 16 de dezembro de 1963, e falecido em Barretos – SP, em 11 de novembro de 2017, Manuca foi um verdadeiro multitalento: compositor, poeta, ator, produtor musical e escritor. 

Construiu uma obra sólida e reconhecida, com mais de 600 composições. Suas canções atravessaram gêneros e gerações, sendo gravadas por artistas como Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Dominguinhos, Jorge e Mateus, Arnaldo Antunes, Margareth Menezes, Trio Nordestino, Adelmário Coelho, entre tantos outros. A música "Esperando na Janela", composta em parceria com Targino Gondim e Raimundinho do Acordeom, alcançou projeção nacional e internacional após ser apresentada por Manuca ao elenco do filme Eu, Tu, Eles. A canção ganhou o Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira em 2001 e já ultrapassa 200 gravações oficiais. 

No cinema, Manuca também deixou sua marca atuando em filmes como: Guerra de Canudos (1997), Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998), Memórias Póstumas de Brás Cubas (2001) e Canudos. Suas músicas também foram trilhas sonoras de diversas novelas da Record e SBT, além dos filmes ‘Se Eu Fosse Você’, ‘Eu, Tu e Eles’ e ‘Flor do Sertão’.

Hoje, sua memória é celebrada no Memorial Manuca Almeida, localizado em Juazeiro – BA, no espaço cultural Quintal do Poeta. E quem irá receber a homenagem é a sua curadora, Lu Almeida.

Raimunda Andrelina

Aos 82 anos de idade, a professora aposentada e compositora, Raimunda Andrelina de Jesus, natural da cidade sergipana de Itabaianinha, mas que reside em Estância, é compositora talentosa e de “mão cheia”.

Andrelina está sempre na ativa quando o assunto é criação de letras e melodias musicais. Ela faz músicas de diversos ritmos e variadas composições. Desde de hinos, forrós até MPB.

Na sua trajetória de compositora, ficou conhecida através de um forró, que foi gravado pelo Trio Nordestino, chamado “Chap Chap”. Ela também teve músicas gravadas pelos cantores Flávio José e Adelmário Coelho.

Em Sergipe, Rogério Cardozo, Batista do Acordeon, Jorge Maravilha e outros, gravaram algumas músicas de Raimunda Andrelina.

Conhecida em Sergipe pelo seu talento em compor, Raimunda Andrelina deseja agora ir mais longe, não somente com o ritmo forró, mas também em melodia romântica. Atualmente, Raimunda Andrelina já tem uma música que foi feita para ser cantada na voz de Roberto Carlos e, que só está faltando uma oportunidade para essa música chegar até o “Rei”.

A cerimônia de homenagem será acompanhada por apresentação do Trio Pé de Serra, trazendo o autêntico forró tradicional para embalar o público. O evento integra a programação do Fórum do Forró de Aracaju, espaço de reflexão e valorização das tradições juninas da capital sergipana.

Outras Notícias