AS TENDÊNCIAS DE MARKETING PARA 2023

Se quiser seguir, que siga, depois não reclame.


Venho estudando  e analisando o mercado digital e vou compartilhar algumas estratégias que serão tendências em 2023. De marketing de influência a dados, especialistas elencam o que estará em alta no setor para o próximo ano, empresas que querem ficar no topo e ganhar relevância precisam estar sempre atualizadas com o mercado e com as tendências mundiais, e quando o assunto é marketing isso é uma constância.

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A primeira coisa que vou citar aqui, tem muito a ver com o que mais faço, artes gráficas, não me amolem mais com tanta informações em uma peça, os famosos fly's, card's, webbnner's, como queriam chamar, serão cada vez mais simples, isso mesmo a simplicidade é a rainha do conteúdo, cada vez mais veremos postagens sem design. Essa é uma forte tendência de humanização, pois passa uma imagem mais "artesanal" e pessoal nas publicações. 

Um grande exemplo é o carrossel em formato Twitter e o Post Bloco de Notas.

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Segundo uma pesquisa feita pela empresa de consultoria Gartner, com CMOs e líderes de marketing de todo o mundo, apesar dos cenários de incertezas geopolíticas e econômicas no globo, o valor gasto no setor subiu de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022 e a expectativa é de crescimento para 2023. A forma de consumir também se transformou nos últimos anos e os profissionais de marketing precisam se adaptar cada vez mais a essas mudanças.

No século 21, o marketing deixou de focar no produto e passou a adotar estratégias com foco no cliente e na experiência. Agora o desafio é fidelizar o consumidor oferecendo experiências únicas para que ele procure a marca e, mais que isso, seja um defensor dela no ambiente digital.

Com base no artigo a revista Exame, publicado no ultimo dia 7 de dezembro, escrevo algumas dicas, que podem facilitar, o trabalho de alguns amigos, que sempre estão interessados a conhecer mais do trabalho de marketing.

1. Pessoa a pessoa. 

Construa, fortaleça a sua comunidade e estabeleça relacionamento de longo prazo com ela. Invista em microfluenciadores que fortaleçam a marca. De acordo com relatório da Stackla (2022), 79% dos consumidores dizem que os UGC (User Generated Content — em português, "conteúdo gerado pelo usuário"), impactam positivamente nas decisões de compra dos consumidores.

2 Contadores de História.

Com isso já digo logo, não peçam material nas carreiras e nem espere que, assim que eu terminar uma produção, eu vou subir ela de imediato, não, estarei contado as historinhas, para gerar mais interesse, os consumidores já não querem saber o quão maravilhoso é o seu produto ou serviço. Eles querem saber a sua história, a história da sua marca. O mercado será invadido por Storytellers (Contadores de histórias).

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3. Comunique com propósito

As marcas devem ter um propósito, trazer valor para o mundo e promover impactos positivos na sociedade. As pessoas estão em busca de criar conexões profundas com as marcas e, para isso, a comunicação precisa ter um propósito claro para que os consumidores sejam naturalmente impactados e, claro, engajados.

4. Data driven marketing — gestão baseada em dados

Análise dados do concorrente para que tenha insights embasados em métricas e consiga aplicar na empresa. Atualmente, os dados estão sendo usados em diversas áreas e no marketing ele é primordial para a tomada de decisão.

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5. Eventos híbridos para aumentar o alcance do conteúdo e do networking


Se 2022 foi marcado pelo retorno nos eventos presenciais, 2023 deve consolidar os encontros híbridos. Estávamos com saudades dos apertos de mão, dos abraços e de estar na mesma sala de palestrantes e painelistas, mas ao mesmo tempo percebemos que algumas possibilidades do remoto não devem ser desperdiçadas.

Da mesma forma que os modelos de trabalho híbridos e remotos permitem a contratação de talentos fisicamente distantes, os eventos que combinam o presencial e os vídeos (ao vivo e on demand) proporcionam levar o conteúdo e o networking a muito mais gente. 

6. Comunicação mais simples e rápida.


Eu sei que parece incoerente dizer isso no meio de um textão, mas pense em ações de comunicação que passem o conteúdo de forma simples e rápida. Não precisa ser tudo do tamanho de um tuíte, mas insira essa lógica na sua estratégia.

“Existe uma névoa cerebral que está crescendo à medida que avançamos na Era da Informação. O aumento exponencial de dados e informações tem aumentado a dificuldade das pessoas de absorver e processar conhecimento. É por isso que precisamos entregar informações cada vez mais simples de entender.”

O fato é que as pessoas estão cada vez mais acostumadas a consumir vídeos curtos e stories, seja nas redes sociais, no WhatsApp e no aplicativo do Google. Você pode lamentar e, também, planejar como conversar com esse consumidor. Já reparou, por exemplo, como os anúncios no YouTube estão cada vez mais curtos, às vezes durando 3 segundos, para evitar que o usuário pule?

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7. Marketing e Vendas cada vez mais juntos e conversando ainda mais.


Não dá mais para Marketing ficar focado em gerar Leads sem critérios e Vendas tentar fechar negócio com todos esses contatos. Isso não é eficiente. É preciso que as duas áreas trabalhem juntas, planejando, analisando e se responsabilizando pelo processo todo de forma unificada. Dessa forma é possível atingir o Crescimento Previsível.

Acreditamos que o Marketing precisa passar a olhar o funil inteiro, até o momento da compra, buscando melhorar sua estratégia. Vendas, por sua vez, passa a ser uma área facilitadora, guiando o cliente, de forma personalizada, usando de forma estratégica as informações que vêm do Marketing, até fechar negócio.

8. Conteúdos imersivos e interativos.


Quando eu estava iniciando o curso de cinema-audiovisual da Universidade Federal de Sergipe, em 2010, a moda era o chamado “especial multimídia”. Eram reportagens com texto, vídeo, áudio, imagens e muita interatividade em um só lugar, geralmente construídas a duras penas em Java. Acreditávamos que aquilo era o futuro da profissão.

Estávamos meio certos: as pessoas de fato consomem conteúdo em múltiplos formatos, mas em diversos lugares e sites diferentes. Vídeos longos no YouTube, podcasts no Spotify, fotos no Instagram, etc. Ou ao menos era assim, como vimos anteriormente, graças ao TikTok.

Pois bem, não é que os conteúdos interativos são uma tendência de Marketing para 2023? Eu sabia que um dia eles iam bombar!

O foco, porém, é mais na interatividade e menos na multimídia, a estrela é mesmo o texto escrito. Neste especial multimídia conteúdo interativo do Talk With Google, você vai navegando na sequência que quiser para aprender sobre Inteligência Artificial.

Façam mais caixinhas, menos stories, converse mais com o seu público, interaja, busque sempre está presente de forma não evasiva e sim humana.

Por: André Menezes.