DEPUTADO ESTADUAL NETO BATALHA APRESENTA PROJETO DE LEI PARA QUE HOSPITAIS OFERECAM AOS PAIS DE RECÉM-NASCIDOS ORIENTAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS
O PROJETO DE LEI É DE NUMERO 57 DE 2024
Apresentei um Projeto de Lei para que hospitais e maternidades (públicas e privadas) ofereçam aos pais de recém-nascidos uma orientação de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.
Sabemos que a orientação médica, de socorristas ou dos bombeiros através de telefone, embora já existente e realizada de forma corriqueira, pode não ser eficiente em muitos casos, tendo em vista a emergência da situação. Por isso, as orientações devem ser repassadas antes mesmo da alta do recém-nascido.
Segundo dados do SUS, entre 2009 e 2023, o número de mortes por engasgos notificados em crianças com faixa etária de 0-9 anos, no Brasil, foi de 2.193 óbitos. Do total de mortes, 72% foram de bebês menores de um ano e 21,6% de crianças de um a quatro anos.
Portanto, acredito que uma das principais ferramentas para prevenção de óbitos é o treinamento de pais e/ou responsáveis para prestar os primeiros socorros diante de uma situação de emergência envolvendo bebês.
Agora é aguardar a votação do projeto e torcer por sua aprovação.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO