Comércio varejista de Sergipe apresenta queda no volume de vendas

Resultado foi apresentado em pesquisa mensal. Segundo pesquisa, queda foi de 2,7%.


O comércio varejista sergipano apresentou nova queda no seu volume de vendas no mês de fevereiro deste ano. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), analisados pelo Departamento de Economia da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE).

Segundo a pesquisa, o mês de fevereiro apontou uma queda de -2,7% em relação às vendas do comércio varejista de janeiro deste ano, mantendo a tendência de queda, sendo o líder da região Nordeste, no saldo negativo das vendas do comércio. Na comparação com o mês de fevereiro de 2015, o número mostra uma queda acentuada.

Ainda segundo a pesquisa o comércio varejista sergipano vendeu -12,8% em relação ao ano passado. A retração das vendas do comércio chegou a 12,7%, somando-se os meses de janeiro e fevereiro.

Redução do poder de compra
A redução no poder de compra das famílias sergipanas afetou ainda mais o comércio varejista ampliado, que engloba as vendas de veículos e materiais de construção.

O varejo ampliado atingiu o percentual negativo de -14,6%, em comparação ao mês de fevereiro do ano passado e já acumula queda de -16,2% somente neste ano.

A expectativa é de mais depreciação das vendas do comércio local, com a possibilidade de em três meses, o acumulado do ano chegar a um quinto de vendas do comércio do ano passado, na próxima análise, podendo ultrapassar os 20% de resultado negativo.

Segundo o presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira o comércio no estado de Sergipe continua com dificuldades para melhorar, ou mesmo equilibrar o seu nível de vendas em um ponto que a receita seja favorável para manter os negócios.

* Com informações da Fecomércio.

 

Fonte: G1 de Sergipe