Hospital Regional de Glória realizou mais de 57 mil atendimentos no primeiro semestre de 2024

A unidade é referência nos atendimentos de urgência e emergência no alto sertão sergipano


Entre janeiro e julho de 2024, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou 57.257 atendimentos, o que corresponde a um aumento de 19,7% em comparação ao mesmo período de 2023, quando houve 47.828 atendimentos.

De acordo com a coordenadora administrativa e gestora geral interina, Everlyn Karla, o crescimento no número de atendimentos reflete um avanço significativo na qualidade de assistência à comunidade por meio de melhorias na infraestrutura e na equipe do hospital. “O incremento no número de médicos disponíveis foi fundamental para ampliar nossa capacidade de atendimento. A contratação de novos profissionais altamente qualificados permitiu que oferecêssemos uma assistência médica mais ágil e eficaz, reduzindo o tempo de espera e melhorando a qualidade do atendimento”, argumentou.

Na unidade hospitalar, foram feitos mais de 115 mil exames laboratoriais. Além da contratação dos profissionais, o hospital contou com a aquisição de novos aparelhos de diagnóstico, como ultrassons e tomografias, que proporcionam  diagnósticos mais rápidos e precisos, contribuindo para um atendimento mais ágil e completo para os  pacientes.

“Essas melhorias não só ampliaram nossa capacidade de atendimento, mas também fortaleceram nosso compromisso em oferecer cuidados de saúde de alta qualidade para toda a comunidade. Estamos empenhados em continuar investindo em nossa infraestrutura e equipe para manter e superar esses resultados positivos, garantindo que todos os pacientes recebam o melhor atendimento possível”, finalizou Everlyn.

Maternidade
A maternidade do HRG conta com uma porta de acesso, que busca a segurança e atendimento para as pacientes que dão entrada no serviço especializado. A unidade funciona de forma integral e realiza uma média de 120 partos por mês. O espaço é composto por oito leitos de pré-parto, uma sala para parto normal e uma sala de parto cesáreo (dentro do centro cirúrgico) e alojamento conjunto com 16 leitos para as puérperas, além da sala de vacinação e o serviço de cartório. 

O serviço disponível no hospital permite que pacientes da região de Saúde de Nossa Senhora da Glória, composta pelo próprio município e por Canindé de São Francisco, Feira Nova, Gararu, Gracho Cardoso, Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Poço Redondo e Porto da Folha tenham assistência qualificada na unidade, não sendo necessário que eles sejam encaminhados para outras estabelecimentos mais distantes. 

Saúde Mental
O Hospital Regional de Glória também conta com o serviço de Saúde Mental, que dispõe de dez leitos de enfermaria e um leito complementar do tipo isolamento. O serviço tem como público-alvo o usuário com transtorno mental, incluindo pessoas em conflito com a lei (privados de liberdade), a partir de 18 anos de idade, que necessitem de internação em unidade hospitalar. 

Em caso de crise, o paciente será regulado para o Hospital São José, em Aracaju, que é a porta de entrada e referência estadual de urgência e emergência da saúde mental. Assim que for estabilizado e caso necessite de continuidade do tratamento, ele passará pelo Complexo Regulatório do Estado, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), e será conduzido para o Hospital Regional de Glória.

Esse usuário será acolhido por uma equipe multiprofissional que envolve psicólogos, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional e assistente social para proporcionar um acolhimento e tratamento de forma qualificada.