Estudantes da rede pública estadual de ensino se destacam em evento científico no Paraguai

Quatro equipes de centros de excelência do Alto Sertão Sergipano representaram o estado em Assunção e retornaram com medalhas.


Quatro equipes de centros de excelência circunscritos à Diretoria Regional de Educação 9 (DRE 9) representaram Sergipe com destaque no 'Primer Sudamericano de Ciências y Tecnologías Escolar', realizado em Assunção, capital do Paraguai. Procedentes do Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral e Profissional Dom José Brandão de Castro, do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito e do Centro de Excelência 28 de Janeiro, os alunos que integram as equipes sergipanas se destacaram em diversas áreas e todas retornaram ao país premiadas, refletindo a qualidade da educação pública e científica do estado.

O evento reuniu mais de 200 projetos na categoria de robótica e foi uma oportunidade para divulgar iniciativas científicas de toda a América Latina. Ele faz parte da 'Ruta Científica Escolar', uma rede de feiras científicas que ocorre em vários países da América Latina, incentivando a iniciação científica desde os primeiros anos escolares. Com as premiações, os estudantes de Sergipe reafirmaram o potencial e a relevância do ensino público no estado.

A professora Lark Soany, uma das orientadoras dos projetos premiados, destacou a importância do evento para o desenvolvimento da educação científica no sertão sergipano. "Levar nossos alunos a um evento internacional como este é fundamental, não só pelo aprendizado técnico, mas também pela rica troca cultural. Eles aprenderam muito sobre a língua e a cultura do Paraguai", afirmou.

Entre os grandes destaques do evento estão os alunos do Dom Juvêncio de Brito, de Canindé do São Francisco, e do Dom José Brandão de Castro, de Poço Redondo, que conquistaram o 1° lugar em Ciências Sociais com o projeto 'Farma Sertão'. A equipe recebeu uma credencial para participar da próxima etapa do evento, que será realizada no Chile. "Ouvir o nome do nosso projeto sendo anunciado e conquistar o primeiro lugar foi algo indescritível", compartilhou a integrante Ana Clara da Silva.

Outro destaque do Dom Juvêncio de Brito foi o projeto 'Acendra' que conquistou o 2° lugar em Ciências Naturais, garantindo uma vaga na etapa do Peru. "Participar de um evento em outro país, com uma nova cultura e idioma, e poder apresentar o que aprendemos em uma escola pública é extremamente gratificante. Durante a feira percebi que somos um só povo sul-americano que compartilha os mesmos desafios estruturais, e luta pela transformação de nossa terra", refletiu o membro da equipe Lucas Adib.

Os alunos do Centro de Excelência 28 de Janeiro, em Monte Alegre de Sergipe, também se destacaram em duas categorias. Com o projeto 'Gerador Circular Sustentável', a equipe ficou em 3° lugar em Tecnologia Industrial e garantiu uma credencial para o Peru. Plínio Joaquim, integrante do projeto, destacou a troca de experiências no evento. "Foi uma verdadeira celebração do conhecimento e me mostrou que juntos podemos impactar positivamente a sociedade", afirmou.

Além disso, outra equipe do Centro de Excelência 28 de Janeiro conquistou o 3° lugar em Ciências Sociais com o projeto 'Além de Telas', recebendo uma credencial para o Equador. "A experiência no Paraguai foi incrível. Conhecemos pessoas de diversos países, e essa troca enriqueceu muito meu aprendizado", disse a integrante da equipe, Ana Clara Farias.