SSP de Sergipe participa de reunião do Consesp com temas relacionados ao orçamento, tecnologia e combate ao crime organizado
Evento contou ainda com a realização do 6º Simpósio Internacional de Segurança
A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP) esteve participando da 90ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Brasília (DF). Dentre os principais temas debatidos no encontro nacional, estiveram assuntos ligados ao orçamento da segurança pública, combate ao crime organizado e tecnologia. A reunião contou com a presença de representantes das instituições estaduais e também da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJSP).
Na reunião, os secretários deliberaram ainda sobre diversos temas e preocupações comuns a todas as unidades da federação, entre elas a discussão de regras de destinação de recursos e outras legislações, ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul, crime organizado e Rede Interfederativa do FNSP, uso de tecnologia no enfrentamento à criminalidade, entre outros temas. Na ocasião, foi discutido o papel do conselho nas discussões sobre destinação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
Para o secretário-executivo da SSP de Sergipe, que esteve representando o estado, coronel José Pereira de Andrade, uma das principais demandas dos estados debatidos no encontro é referente à verba de repasse do Fundo a Fundo. “O que ocorre é a quantidade de portarias emitidas, burocratizando a verba, o que dificulta o investimento desses valores. Na reunião, foram colocadas as dificuldades na mesa. Mas, nos foi comunicado que duas novas portarias estão sendo editadas para dar celeridade no uso dessas verbas”, explicou.
Outra demanda debatida na reunião, conforme o coronel José Pereira de Andrade, é a utilização dos recursos para o custeio. “Nós recebemos viaturas da Senasp, mas não temos custeio para aquisição de pneus. Temos obras de reformas, mas há pequenos serviços que não podemos fazer por conta do travamento da verba. Então, as portarias devem corrigir essas situações, o que nos deixou otimista com os resultados da reunião”, complementou o secretário-executivo.
Simpósio
Ainda durante a 90ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, também foi realizado o 6º Simpósio Internacional de Segurança. O evento contou com as presenças do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar; do secretário de Ciência e Tecnologia, Leonardo Reisman; do presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro; do vice-presidente da ADPF, delegado Allan Maia, entre outras autoridades.
Durante o evento, marcado por homenagem à população do Rio Grande do Sul, destacou-se a importância da sinergia e parceria entre as autoridades e os especialistas em combate à criminalidade, por meio de troca de experiências sobre os avanços tecnológicos, como a implantação de ferramentas de Business Intelligence (BI), a vigilância por meio de câmeras de segurança, o uso de drones e aplicativos, a inovação e a própria evolução dos métodos de investigação e do conhecimento técnico e científico.
Com informações e fotos de MJSP