14:00h às 17:00h
TARDE RIO com Kell Matos
Você está ouvindo
RIO FM 102.3
Siga a Rio FM

Mais de 94 mil pessoas têm diabetes em Sergipe, aponta SES

Consultas médicas, hábitos de vida pautados em alimentação saudável e atividade física ajudam no controle da doença.


14/11/2021 17:52

prediabetesriscoquenaopodeserignorado_8f95620e4758e314cca5731431be.jpg

Este domingo, 14 de novembro, é o Dia Mundial do Combate ao Diabetes. Em Sergipe, há 94.169 pessoas com a doença, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Dados divulgados pela Federação Internacional de Diabetes apontam que houve um aumento de quase 16% nos casos da doença em adultos de 20 a 79 anos na população mundial. No Brasil, cerca de 13 milhões vivem com a condição.


“Os dados são crescentes e a pandemia é um agravante para o aumento dos casos e para o afastamento do grupo de crônicos das unidades básicas de saúde. O objetivo atualmente é retomar o cuidado contínuo aos crônicos, em especial os diabéticos”, disse a Referência Estadual em Promoção de Saúde e Prevenção da Hipertensão e Diabetes, Maria Paulina dos Santos.


Segundo a SES, o diabetes mellitus é uma doença crônica provocada pela falta de insulina ou da incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, sendo responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue.
 

Como tratar
 
As unidades básicas de saúde são a porta de entrada e de cuidado contínuo do paciente diabético. Em Sergipe são 687 equipes de saúde da família distribuídas em todos os 75 municípios.
 
“Além disso temos um centro de especialidades, localizado na capital para tratamento do pé diabético e outras necessidades, bem como hospitais que fazem o atendimento em caso de urgência e emergência por complicações do diabetes sendo eles: 11 unidades de pronto atendimento, 10 hospitais de pequeno porte, 8 hospitais regionais e 6 hospitais gerais especializados”, explica Maria Paulina.


O tratamento para diabetes do tipo 1 requer algumas medidas que vão além da aplicação de insulina para baixar o açúcar no sangue. Alguns médicos solicitam que o paciente inclua também medicamentos via oral.


O diabetes tipo 2 muitas vezes vem acompanhado de outros problemas, como obesidade e sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados e hipertensão. Dessa forma, é importante consultar o médico e cuidar também dessas outras doenças e problemas que podem aparecer junto com o diabetes tipo 2.


“É importante sempre ter cuidado, procurar o médico, manter seus hábitos de vida pautados em alimentação saudável, atividade física e nunca tratar o diabetes como se não fosse grave. Alguns estudos comprovam que o diabetes é uma pandemia, nela perdemos pessoas por complicações da doença, há amputação de membros do corpo, cegueira, em casos graves que não há o devido cuidado", ressaltou a técnica.
 

Fonte: G1/SE

Outras Notícias