02:00h às 06:00h
RIO NA MADRUGADA com Flávio Lima
Você está ouvindo
RIO FM 102.3
Siga a Rio FM

Prefeito sanciona Lei de autoria de Sheyla Galba que institui o Dia Municipal de Combate ao Câncer em Aracaju


11/08/2021 18:44

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) comemorou a publicação no Diário Oficial de Aracaju da Lei 5.392/2021, que institui o Dia Municipal de Combate ao Câncer na capital sergipana. A data passa a ser celebrada anualmente em 30 de janeiro e é fruto de um Projeto de Lei de autoria da parlamentar aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

42744_56863b93fd1158307a35b9.jpg

“Fico extremamente feliz em ver o nosso PL se transformar em Lei. Agradeço ao prefeito Edvaldo Nogueira por compreender a importância do Município colocar esta data em seu calendário. É um primeiro passo em nosso objetivo de fazer com que Aracaju também se responsabilize com a oncologia, inclusive em relação ao tratamento. Seguiremos lutando e defendendo esta bandeira”, destaca Sheyla Galba.

A vereadora reforça que o intuito do Dia Municipal de Combate é promover ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer, promovendo ainda debates sobre as políticas públicas de atenção integral aos pacientes oncológicos. “Além disso, também queremos ampliar o alerta à sociedade sobre a importância de conhecer os sinais e sintomas do câncer, visando o diagnóstico precoce”, detalha.

Dados do Instituto Nacional de Câncer – Inca estimam quase seis mil novos casos para cada ano do triênio 2020-2022 em Sergipe, sendo que, deste total, três mil estão previstos para a capital. “Um cenário que demonstra a importância do Município ter uma atenção cada vez maior com a oncologia”, enfatiza a parlamentar.

Vale lembrar que 30 de janeiro foi escolhido para celebrar o Dia Municipal de Combate ao Câncer por ser uma data significativa para todas que fazem parte da Associação Mulheres de Peito, instituição a qual a vereadora faz parte e que desenvolve um trabalho de assistência e apoio a pacientes oncológicos. “Foi nesta data que, em 2016, a nossa amiga Iva Leite, com apenas 22 anos, perdeu a batalha contra o câncer, tornando-se a primeira mulher de peito a morrer durante a militância da associação”, conclui.

 

Outras Notícias