O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em pronunciamento em rede nacional nesta quinta-feira (17) que as tarifas anunciadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, têm apoio de políticos brasileiros, os quais classificou como “traidores da pátria”.
Sem citar deputados e senadores bolsonaristas, o presidente falou em “indignação” ao saber do apoio de “políticos” ao tarifaço e disse que essas pessoas apostam no “quanto pior, melhor”.
“Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo”, disse Lula.
O presidente afirmou ainda que as tarifas são uma “chantagem inaceitável” e ressaltou que o Poder Judiciário no Brasil é independente.
“No Brasil, respeitamos o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa. Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”, defendeu o presidente.
Nesta quinta (17), Donald Trump divulgou mais uma carta pública, dessa vez endereçada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dizendo que o aliado é alvo de "ataques" de um "sistema injusto".