Para garantir a saúde da mulher, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, disponibiliza o exame citopatológico, popularmente conhecido como exame de lâmina, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família (CSFs). O exame é ofertado em todas as unidades da rede municipal, sem necessidade de encaminhamento médico.
O procedimento é essencial para o rastreamento do câncer de colo do útero, um dos tumores mais frequentes entre as mulheres e que está associado às infecções causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV), promovendo a prevenção e o cuidado contínuo das mulheres no município.
Segundo dados levantados pela Diretoria da Rede de Atenção Primária (Reap) da Saúde da cidade, entre 2 de janeiro e 14 de fevereiro, foram realizadas mais de 200 consultas ginecológicas em todo o município. Para a secretária da Saúde de Socorro, Adriana Menezes, esses números evidenciam o empenho da pasta em garantir o acesso ao serviço.
“Contamos com uma equipe de profissionais qualificados, incluindo enfermeiros, e todos os materiais necessários para a realização do exame. Estamos constantemente trabalhando para ampliar o acesso a esse procedimento, nosso compromisso é garantir que todas as mulheres de Socorro tenham a oportunidade de cuidar da sua saúde de forma acessível e eficaz”, reforça a secretária.
Como acessar
A usuária deve procurar a UBS ou CSF mais próxima, apresentando o documento de identificação, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um comprovante de residência. Não é necessário encaminhamento médico, mas é preciso realizar o agendamento na recepção da unidade e verificar os dias disponíveis para a realização do exame durante a semana.
O exame é recomendado para todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual, especialmente aquelas entre 25 e 64 anos, faixa etária considerada de risco pelo Ministério da Saúde. As UBSs e CSFs atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e o agendamento de consultas e exames pode ser feito das 7h às 14h.
Recomendações
Para garantir a precisão dos resultados, recomenda-se que, 48 horas antes do exame, a mulher evite o uso de duchas, medicamentos vaginais, anticoncepcionais locais e relações sexuais. Além disso, o ideal é realizar o exame cinco dias após o término do ciclo menstrual. As gestantes também podem realizar o procedimento, pois ele não apresenta riscos para a gestação.
Resultado
Realizar o exame é apenas o primeiro passo; o mais importante é retornar à unidade para receber o resultado. A partir daí, serão definidos os próximos passos conforme a situação de cada usuária. Dependendo do caso, o acompanhamento pode continuar na própria unidade, com acesso a medicações, ou a paciente poderá ser encaminhada para consultas com especialistas.