06:00h às 10:00h
Domingão da Rio com Ana Cristina
Você está ouvindo
RIO FM 102.3 - A MAIS OUVIDA!
Siga a Rio FM

Workshop de Inclusão Produtiva para as Pessoas com Deficiência reúne secretarias, instituições e empresários

A luta por ir além das cotas para PcDs foi um dos pontos debatidos no evento, além de contar com representantes dos Ministérios Federais nos painéis de discussão


22/08/2024 12:53

A empregabilidade para as pessoas com deficiência (PcD) é uma pauta relevante para a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), que apoia eventos como o Workshop de Inclusão Produtiva para as Pessoas com Deficiência, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da inclusão nas contratações. Nesse sentido, o evento realizado nessa quarta-feira, 21, na sede da Superintendência do Trabalho e Emprego em Sergipe, reuniu representantes do setor empresarial e PcDs para participar desse debate.

Na oportunidade,  instituições como a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, Conselho Municipal em Defesa das Pessoas com Deficiência, Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Ministério Público do Trabalho (MPT), Fecomércio, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Federal de Sergipe (IFS), projeto Incluzoom e Instituto Iluminar estiveram presentes para contribuir com o diálogo.

O presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, Antônio Luiz, destacou a relevância de termos este momento no estado de Sergipe. “Estatisticamente, somos 12,1% da população sergipana e uma população economicamente ativa, que pode gerar emprego, renda e consumir. Portanto, estamos dentro do estrato social como protagonistas e não apenas como pessoas com deficiência”, aponta.

Além disso, o presidente enfatiza a importância da conscientização. “O segmento empresarial precisa reconhecer que nós somos clientes e trabalhadores e devem dar oportunidade às pessoas com deficiência na qualidade de funcionário, de trabalhador, assim como dar oportunidade a qualquer outro cidadão sem deficiência”, conclui. 

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas em Defesa da Pessoa com Deficiência da Seasic, Suellen Grazielle, é um momento de mostrar para os empresários que ser PcD é ser produtivo. “Este é um evento que mostra a importância da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Além do sistema de cotas, a pessoa com deficiência é produtiva, ela estuda, ela é capaz de estar em qualquer espaço da sociedade”, aponta.

Programação 

O workshop foi formado por dois painéis de palestras. O primeiro com a secretária Nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, e o diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Antonio José Ferreira, quando foi abordado o tema ‘Inclusão Produtiva versus Capacitismo’. Já no segundo, a palavra esteve com a vice-presidente do Conselho Municipal da PcD de Aracaju, graduada em gestão de RH e pessoa com deficiência Visual, Elaine Cristina Santos, que tratou sobre as vantagens da inclusão produtiva.

Além disso, o evento buscou a conscientização da oportunidade para as pessoas com deficiência. Para a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE), Sheila Cristine, é de extrema importância o cumprimento de cotas. “Não aquele cumprimento falso, só para dizer que contratou, mas efetivamente, incluindo a empregabilidade e colocar a pessoa com deficiência no mercado de trabalho. As pessoas com deficiência são produtivas, elas são capazes, são inteligentes e precisam de oportunidade”, finaliza.

ca237ee245997f39b6c82b55af83ec7c_7470a9a1ec6b82e83fd8a3b40bccfe.jpeg8e485b9ee05afe7ea2191efb6504e525_0abb350faa8a3f4dc46fa7ea.jpegslide-5da9674eaeb4511fc5e8f7d695dad12b-1_a468025ff74df96ba69392d5b.jpeg

Outras Notícias